quarta-feira, 29 de junho de 2016

Repaginando seu guarda-roupa

No mundo ideal, toda mulher, tem direito à... repaginar o seu armário....


Será essa uma boa solução mesmo? 

Revitalização do guarda-roupa



Não dá para jogar fora todas as nossas roupas e começar um guarda-roupa do zero. Isso até pode acontecer em programas de TV, mas na vida real é inviável!
O ideal é programar revitalizações periódicas no próprio armário - se "limpeza de guarda-roupa"remete a tirar tudo de lá e passar um pano de pó, a idéia de revitalizar consiste em rever peça a peça bem objetivamente a fim de tirar do guarda-roupa o que não funciona mais. 


O resultado faz parecer que as roupas que ficam são todas novas (olha que coisa boa!!) - e, mesmo com quantidade menor, as possibilidades se expandem (de verdade!).

Perguntas à fazer enquanto revisa:


✍ A peça faz você sentir o que quer sentir?
✍  Faz você parecer como quer parecer?





O que pode sair:

➡ Tudo que não serve mais (tanto para o corpo quanto para vida!);
➡ Tudo que já foi usado à exaustão e tá velhinho;

➡ Cores que não têm tanto a ver com as mensagens que você quer transmitir;
➡ Peças manchadas, furadas, desgastadas, mal conservadas, com 'prazo de validade de uso' vencido;


➡ Peças que você põe e tira toda vez que vai sair (essas podem ficar pra ser testadas num eventual momento de montagem de looks - e, se nem nessa ocasião elas funcionarem, então o adeus é definitivo);
➡ Peças que só dão certo com uma única ou outra peça do armário;
➡ Peças velhuscas ( e não vintage*)

*"Para uma peça ser vintage os requisitos são os seguintes: ter pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação, representar um instante de moda e estar em perfeito estado". (Cajon DeSastre)



Extraído do livro: "Vista quem você é", de Cris Zanetti e Fê Resende

E então... vamos acabar com a neura de que: você não tem nada para vestir e que um dia ainda vai trocar totalmente seu guarda-roupa?
Tire melhor proveito dele, descobrindo seu estilo e gosto pessoal.

Beijos, até a próxima!!

Deah Calmon 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Passos para aderir a um armário cápsula


Um armário cápsula representa mais tempo + mais dinheiro + mais energia para coisas na vida que realmente importam.” #unfancy

Esse conceito é muito mais que reduzir o que tem no armário, tem muito mais à ver com consumo sustentável.

Passos para montar o armário cápsula


1. Tire todas as roupas do armário (TODAS) 


2. Separe em três pilhas, sendo elas:

  1. Ama muito
  2. Não gosto mais (decida vender ou doar)
  3. Talvez (roupas que estou em dúvida - gosto, mas não combina)
3. Desapegue

4. Escolha as peças para montar seu armário cápsula
☞ Número de peças por período (defina o seu - 35, 40, 50 peças)
☞ Defina o período (ex. de 03 em 03 meses - sazonal)

5. O que entra nessa conta?
↘ Parte de cima (blusas, camisas, jaquetas, colete...)
↘ Parte de baixo (saia, calça, vestido...)
↘ Sapatos...

6. O que não entra nessa conta?
↘ Acessórios (echarpe, colar, cinto...), bolsas

↘ Roupa de ginástica (esporte)








↘ Pijama e roupa íntima

7. O que fazer com as peças que sobraram (de outras estações)?
Guarde as peças para ver depois dos três meses...**

8. Compras - deixe para fazer no final do tempo delimitado



**É importante fazer uma observação: a ideia de ter um armário cápsula é de que as roupas selecionadas para uso sejam para uma determinada estação, ou seja, uma quantidade X de roupas que serão usadas por 3 meses.  

Ultimamente o conceito de slow fashion – moda mais consciente e ecologicamente correta, que foca mais em qualidade do que quantidade – está em alta. E neste momento de recessão econômica, talvez seja algo a se pensar....




Bom, por hoje é só.... Abraços!! 

terça-feira, 21 de junho de 2016

Armário em cápsula... Simplifique sua vida

Você sabia que apenas 20% do armário de uma pessoa, é usado regularmente?
  
Isso significa que grande parte das roupas que temos  não são usadas,  deixamos de lado porque preferimos sempre as mesmas roupas...


 Acredito que, a dificuldade em ter um noção real do que precisamos e usamos é muito maior e vai além de, apenas se desfazer ou comprar....



Já me desfiz de tantas coisas... confesso que, já cheguei a me arrepender, ou sentir falta de algo que me desfiz... mas, na maioria das vezes... nem lembro que tive...





Porém... não muito tempo depois da minha enorme 'cata' no armário, eu percebo que ainda existem roupas que não são usadas.

Eu sempre pensei que, as roupas que não usava era somente porque não me serviam (ainda... rs...), mas existem outros motivos...

Tenho roupa que não me serve (por enquanto!)...

ü Comprei, não gostei, mas estou com dó de doar, pois nem usei!!

ü Um dia ainda vai me servir

ü Nem sei que tenho (por conta de roupas e de bagunça em excesso)


Eu não tinha a mínima noção do assunto em questão... Porém, como sempre estou buscando resoluções, não apenas para minha casa, mas para meus clientes...  Nessas buscas incessantes, me deparei com uma nova tendência que está me fazendo repensar... O armário cápsula!! Não tenho a pretensão de ser minimalista, se conseguir, vou amar... mas, acredito que esse conceito, pode me ajudar a aliviar a bagagem, e pode ajudar você também!!                                        

Mas, afinal... como funciona esse  armário cápsula?





                                                  

Conhecido como o mais novo conceito da moda, o guarda-roupa compacto permite criar inúmeros looks com poucos itens durante uma temporada inteira. Além de economizar tempo na hora de se vestir, a nova prática ajuda a evitar o consumo impulsivo. Confira!        



Esse conceito realmente me conquistou!! O que ele pode fazer por você?

Ø Te ajuda a não comprar por impulso.

Ø Ter uma noção real de quem é você e qual seu estilo

Ø Permite viver uma vida mais organizada e leve.



Para mais informações sobre esse conceito:






Percebi com essa busca, que eu precisava  lidar com o problema real. Era hora de avaliar e dar uma boa olhada em mim mesmo. Quem era eu, o que minhas escolhas de roupas diziam sobre mim, e o que eu realmente precisava.

  
Acredito que, o que será mais libertador para nós mulheres, depois dessa avaliação e mudança é que nunca mais vamos poder cair na mesmice de dizer...  
           

Aprender a definir meu estilo. Isto significava me sentir confortável comigo na  fase em que estou vivendo da vida...


Encontrei um blog sobre organização no Instagram e me deparei com esse relato da Chelsea... do @TheOrganisingPlatform:

Eu estava constantemente reclamando que eu não tinha roupa! No entanto, eu tinha uma abundância de roupas, consequentemente, não gostei da conclusão que cheguei...foi esmagadora.
Infelizmente, meu guarda-roupa estava cheio de culpa. Eu mal podia olhar para estes objetos que representavam todo o tempo e dinheiro, e o quanto  eu tinha gasto em itens que não se adaptaram corretamente a minha forma do corpo ou não tinha nada à ver com o meu estilo. Todas estas peças eram lembranças dos constantes erros que eu tinha cometido ao longo dos anos, lembretes, que tomavam um espaço valioso no meu guarda-roupa.
 Agora eu só invisto em novos itens que realmente tem à ver com quem eu sou e o que eu já tenho. Deixe-me dizer, eu só tenho uma fração das roupas que eu já tive, e ainda assim eu tenho mais roupas para misturar e combinar. Agora eu gasto mais tempo tentando encontrar roupas que combinem com perfeição no meu guarda-roupa. Cada peça se encaixa em conjunto para criar um tema geral, que expressa o meu estilo pessoal. Levou algum tempo para amar sinceramente cada item que está pendurado ou dobrado em meu guarda-roupa.
 Estou tão mais leve! Não só  levo menos tempo para me vestir de manhã, mas o meu saldo bancário (e meu marido ) me agradecer por isso! Eu tinha que compartilhar meu novo mantra - de modo que você nunca vai abrir  o seu guarda-roupa, olhar fixamente para a abundância de roupas e se queixar de que você " não tem nada para vestir" !  Quando você se pegar pensando em uma roupa que é tentadora,  basta ter o tempo para perguntar-se o seguinte :

Eu realmente amo isso?  Eu preciso dele ? Será que é o meu estilo pessoal?  Seja honesta, e deixe os seus sentidos guiá-la . Suas respostas podem apenas surpreendê-la. Seguindo essa regra de ouro irá conceder-lhe uma ótima utilização dos seus itens e um guarda-roupa livre de culpa que você pode se orgulhar.

Nem preciso dizer o quanto me identifiquei, estou na minha caminhada para otimização do meu armário, espero que este post te ajude à começar sua caminhada também!!

Beijos, até a próxima

 Deah Calmon