sexta-feira, 3 de junho de 2016

Organize sua geladeira

Geladeira – como armazenar os produtos?

Armazenar corretamente os produtos é fundamental para a saúde.
Observar como eles estão organizados nas gavetas e prateleiras da geladeira é tão importante quanto estar atento ao prazo de validade.
De acordo com a nutricionista Virginia Gallas, muitas vezes o alimento começa a estragar e não vemos os sinais, o que pode causar intoxicação alimentar. A organização dos alimentos dentro da geladeira é de fundamental importância para a conservação de suas propriedades e período de validade.

geladeira
Espaço certo para cada alimento
download (8)
1. Carnes, aves e peixes crus que não serão consumidos de imediato devem ir para o freezer. Congele em porções do tamanho necessário para cada refeição e crie etiquetas com o nome do alimento e a data de armazenamento.
images (10)
2. Manteiga, requeijão, iogurtes, patês, queijos e embutidos têm prazo de validade curto, por isso ficam no compartimento fechado que vem logo abaixo do freezer– nele, a temperatura é a menor e mais estável do refrigerador. Mantenha os frios em potes tampados.
images (11)
3. Leite, sobremesas e saladas prontas para o consumo vão na prateleira mais alta. Esse também é o local ideal para os ovos, apesar do antigo costume de mantê-los na porta.
download (9)
4. Sobras de refeições podem ser dispostas na prateleira do meio. O mesmo vale para as carnes cruas não congeladas – ainda que estejam embaladas, guardá-las em recipientes fechados diminui o risco de contaminação.
5. Frutas maduras preenchem as prateleiras inferiores. Sempre dentro de potes com tampa!
6. Verduras e legumes vão para o gavetão. Depois de lavados e secos, devem ser cobertos com filme plástico. Furinhos nele ajudam a não sufocar os vegetais.
7. Bebidas e conservas se dão bem na porta, local que sofre a maior oscilação de temperatura, por causa do abre e fecha.
Após ser preparado, o alimento não deve ficar mais que duas horasem temperatura ambiente. A comida precisa ser resfriada e mantida na geladeira por até dois dias. Já se for congelado no freezer, o ideal é consumir em até três meses.
Para descongelar o alimento, tire-o do freezer no dia anterior e deixe-o na geladeira. Jamais o descongele à temperatura ambiente.
images (12)
— A superfície do alimento descongela antes do centro, permitindo proliferação de micro-organismos. Caso for necessário descongelar o alimento na hora de ser consumido, coloque-o em água corrente ou dentro de uma cuba higienizada cheia de água, trocando essa água a cada 5 a 10 minutos — explica a nutriocionista.
A limpeza da geladeira deve ser feita no mínimo uma vez por mês, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia.
— Os alimentos devem ser retirados e colocados em uma caixa de isopor e a limpeza deve ser rápida. Não use detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar aos alimentos.
O ideal é usar bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, que limpa e ajuda a eliminar o mau cheiro. Produtos abrasivos e esponjas de aço arranham as paredes e facilitam o alojamento de fungos ou bactérias nas fissuras.

Mais dicas de armazenamento no Blog SOS Solteiro

Até breve!
download (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário